domingo, 25 de dezembro de 2011

Livro da Caixa

A quem possa interessar,
Tenho algumas coisas a dizer.
Achei cardenetas antigas
Das quais não me atrevi a esconder.
Se eles quiseram deixar para que um dia eu achasse, então vovô e vovó, agradeço com todo o meu coração.
Aos imbecis que um dia disseram que só a alta classe fazia poesia e escrevia, que enfiem isso no rabs, vovô e vovó eram poetas, mais que isso, eles acharam um meio de gravar no papel suas histórias.

"Adiante numa grota
Elle avistou um telhado
Sobre o telhado uma tocca
Sobre a tocca assim de um lado
O cadaver de uma donzella
Brincando por cima della
Dois gatinhos fintando

Elle com touda coragem
Para lá se aproximou
Puxou pelo seu fação
Os dois bichinhos matou
Foi quando afeira sahiu
Elle ahi se derigiu
Sua lutta começou

Com esta lutta terrena
Brigou mais de uma hora
Ja combatido pensava
Estas feras me devoram
Deus ahi lhe protegeu
Quando seu fação
Rachou a cabeça fora.

Da lutta ficou cansado
Ja sem roupa quaze nú
Quando viu sahir da tocca
Outro enorme canguru
Quando afeira faleçeu
Elle ahi só não correu
Por ter o coração cru."

São apenas alguns trechos com a grafia antiga e o papel amarelado.
Relíquias da vovó Joaninha Dias Costa - 1935

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BitterSweet Symphony



Como o The Verve disse: "é uma sinfonia de amargura essa vida". As coisas realmente não andam bem e as boas lembranças se misturam às ruins. 
Lembro que ela me disse para deixar o rio seguir seu curso, mas porra, não consigo, interfiro o tempo todo e é por isso que as lágrimas não param de cair.
Faço um esforço muito grande, não, é do caralho mesmo, para as coisas ficarem bem e elas não ficam. Dar tempo ao tempo é algo que venho praticando, mas a minha inútil perseverança tem dificultado tudo.
Gostaria que houvesse resposta à pergunta que todos querem ouvir: o que faço agora?
Mas não sei, estou nessa porra de vida, estou aprendendo,estou amando, estou errando (e muito aparentemente), mas estou vivendo. Será que isso basta? Espero que sim.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Meu Gordinho



E como eu explico o quanto ele mexe comigo? 

É na mente, no coração, nos músculos, em lugares físicos, a todo instante e a todo momento, ele está comigo, seja brigando, rindo, amando, namorando, discutindo, comendo, o que seja, ele permeia toda a minha vida.

Sim, meu coração está com ele e não nego, sou indicustivelmente apaixonada e não o troco por nada nesta vida. 

Eu te amo.

domingo, 28 de agosto de 2011

A ti


Foram lembranças tão fortes e intensas as que senti por você que minha mente não aguentou. 
Parei tudo que estava fazendo somente para lembrar daqueles olhos e daquele sorriso.
Nada mais importava, nada mais importa. 
Pela porta afora estão dezenas de argumentos para a desistência, mas dentro há tanta mais tanta beleza, tanto carinho e tanto amor. 
Quantos suspiros eu hei de ainda dar por ti. 
A ti meu amor quero somente a felicidade, seja ela no amor, seja ela ao meu lado, seja ela onde quer que esteja, quero que esteja contigo.

domingo, 7 de agosto de 2011

Saudade


Por que complico tanto as coisas nessa caixa insandecida que chamo de cabeça?
Simples, porque eu penso.
A verdade é que estou cansada de pensar nas coisas, gostaria que os pensamentos viessem parar em minha mente e não que eu tivesse que buscá-los.
Então, hoje decidi escrever não o que penso e sim o que sinto, da maneira menos racional que eu conseguir.
Mas a verdade é que neste momento, me sinto presa em minha própria mente. 

Acho que apenas sinto a sua falta.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vida Ancorada



Tu és um Titanic diferente, 
Um navio discrente, 
Um ser impotente;

Tu és a natureza morta,
A terra inóspita,
Uma balança torta;

Pôs agora o remo a frente, 
Como um louco,
Um marujo inconsequente.

Pergunto-te agora,
Porque esperaste até este momento?
Tu és um navio, 
Quer navegar?
Recolha a âncora.

domingo, 24 de julho de 2011

Menina dos Olhos Verdes


A menina dos olhos verdes anda, ela pensa, ela para, ela imagina. Ela não está aqui.
A menina dos olhos verdes vê através de um buraquinho como gostaria que sua vida fosse.
A menina dos olhos verdes grita, sente dor.
A menina dos olhos verdes está tentando quebrar com suas pequeninas mãos o inteiriço concreto que está a sua frente.
A menina dos olhos verdes, esses olhos agora com lágrimas, resolveu se deitar.
A menina dos olhos verdes não imagina mais, não sente mais dor, nem mais tormento.
A menina dos olhos verdes agora vê somente o preto.

Sonhos


Andava na rua, sentido à China, estava sol e entrei numa loja. Seu lustre começou a balançar e tudo ficou escuro. 
Acordei no chão. 

Sonhos são tráfegos de informação que servem para manter o cérebro em ordem - Dizem os especialistas. Mas e quando não se distigue sonho da realidade? Quero dizer, o que me faz pensar que este momento é real?
Eu sinceramente não consigo fazer essa distinção. E se quando eu penso que sonho essa for a minha realidade e o que considero como realidade for um sonho?
Costumava pensar que em sonhos eu nunca pensaria em minhas cicatrizes, principalmente aquela que todos possuem no braço direito, mas um dia, sonhei com elas e com os mesmos pensamentos contraditórios que estou tendo agora.
Alguns dizem que sou louca por não ser capaz de distinguir, mas não creio que seja assim. 
Penso que a realidade e sonho são partes complementares das sensações. 
E são as sensações que dão sentido à vida.

O homem vive de razão e sobrevive de sonhos.” Miguel de Unamuno 


sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Meu Pensar

O meu pensar percorre todos os cantos do mundo.
O meu pensar tem notas de rosa e de jasmin.
O meu pensar vai de Roma ao Inferno.
O meu pensar só compreende sandices.
O meu pensar, nem sempre coerente,
vai trilhando caminhos frente a frente com meu coração.
O meu pensar não só grita, tenta ser ouvido.
O meu pensar vai do abstrato e do concreto ao mundo incerto.
O meu pensar é logicamente ilógico.
O meu pensar é definitivamente indefinível.
O meu pensar é assim, oras voa, oras mantém os pés no chão;
Oras consente, oras discrente, 
mas sempre, sempre presente.
O meu pensar é assim, e o seu?

Meu Partir


Seus sussuros,
brincam com o meu coração.
Seus olhos, seus toques, 
inspiram e ativam minha paixão.
Seu aceno, 
esse sim despedaça meu coração.
Minha alma, em pranto se perde, 
Meu corpo, em lágrimas se esquece,
Meus olhos, em tristeza se esvaecem. 
Falo sério, 
Tchau, esse sinto como um adeus.
Semana que vem, sinto como anos a frente.
Daqui a pouco, isso é eternidade.

Mundo Indisponível


Eu queria te encontrar hoje. 
Queria ver as suas cores,
Sentir o teu calor,
Queria sentir você brincando com a minha pele;
Brincando com o mundo.
Sim, eu queria te encontrar hoje, 
Mas o mundo anda tão indisponível,
Que as coisas mais banais
Agora moveram-se para um outro nível.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Infernalmente Gostoso

Meu inferno é a tua ausência.
Sinto a tua falta a todo instante.
Doido, não?
Mas você é especial, 
Alegra meu dia,
Torna-o memorável.
Faz com que eu te ame.
E eu te amo.
Gosto disso, amar.
De te amar
É o inferno mais gostoso que tem.

Em Teu Lugar

Troquei um segundo de lugar com você ao ler suas palavras.
Tua vida tão complicada, seus desejos tomando conta de seu corpo e você sem conseguir reagir.
Troquei um segundo de lugar com você, senti toda esta tua dor, toda a tua angustia.
Troquei um segundo de lugar com você, caralho, é realmente insuportável.
Passou-se um segundo e troquei novamente de lugar com você.
Agora sim entendi o que te move todos os dias, o que te faz levantar da cama.
E por mais difícil que seja sentir a agonia, a morte e o vazio, você sentiu amor e isso bastou.
Eu pude sentir.
Obrigada por compartilhar comigo.

Morte


Já parou para pensar sobre a morte? Eu já.
Não que eu seja uma pessoa de qualquer que seja a forma deprimida ou triste, mas já tive momentos assim. Enfim, parei para pensar na morte, porque ela de certa forma me atrai.
As vezes morrer é uma das pouquissímas coisa em minha vida que sinto que possuo algum controle e ela me conforta.
Viver tem coisas maravilhosas como amor, liberdade, comida, sentir o vento, ajudar os outros, mas também tem muito sofrimento, dor e solidão. A morte é um fim, mas não devia ser encarado como algo trágico, é um fim para as tristezas que há no mundo. 
Então sim, penso na morte como trancar numa caixa todas as felicidades que tiveras em vida e jogar fora as infelicidades.
A morte é nada mais, nada menos que uma limpeza.

Definições


Ultimamente, andei pensando muito no que é considerado são, pesquisei e são é uma pessoa normal.
Mas porra, o que é normal? Sabe, eu passei um tempo presa entre o normal e anormal, entre a loucura e a sanidade.
Não sei, talvez eu só tenha ficado presa na minha mente, talvez eu ainda esteja, mas vagar pela sua vida sem rumo, simplesmente sentindo a brisa passar é algo sinceramente estranho e ao mesmo tempo gostoso.
A loucura está tão próximo da sanidade que fazer uma comparação não é possível.
O que vejo em minha mente, considero eu normal. Assim como uma pessoa declarada louca também  considera. Quando te declaram louco, tudo o que você faz, serve para atestar isso (Ilha do Medo).
Penso eu que os loucos são aqueles que melhor enxergam o mundo, enquanto que há pessoas que vêem apenas o que lhes é colocado, o louco vê além, seu olhar transcende e por isso é capaz das mais maravilhosas criações e dos mais maravilhosos pensamentos.
A loucura é necessária para moldar a sanidade.
Como disse Clarice: A loucura é a vizinha da mais cruel sensatez. Engulo a loucura porque ela me alucina calmamente.